segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

 
AS ARTES MARCIAIS ABSORVIDAS PELA INDÚSTRIA CULTURAL: O CASO DO MMA E DO UFC.
 
Munir ABBOUD POMPEO DE CAMARGO
 
 
RESUMO.
 
O presente artigo tenta demonstrar como a indústria cultural, conceito criado por Theodor Adorno, intelectual da Escola de Frankfurt, absorveu as artes marciais. Esta absorção se deu devido à criação de um esporte, o MMA (Mixed Martial Arts), que absorva muitas artes marciais e lutas tradicionais e o surgimento de uma marca, o UFC (Ultimate Fighting Championship), que traga respaldo para este esporte. Devido a estes fenômenos as artes marciais perderam muito do seu espaço, a absorção destas artes pelo MMA trouxe uma significativa perda de sentido às artes marciais reduzindo estas a apenas técnicas violentas de luta, não há mais a necessidade do individuo conhecer a arte marcial. Enquanto o MMA cumpre com o dever de reduzir a arte marcial a técnicas de luta, o UFC cumpre com o papel da disseminação e da comercialização de tudo o que estiver relacionado com o MMA.
 
Palavras-Chave:
Indústria Cultural; MMA; UFC; Artes Marciais.
 
 
 
O conceito de indústria cultural.
 
O conceito de indústria cultural, criado por Theodor Adorno, intelectual da Escola de Frankfurt, a partir de pesquisas baseadas no conceito de "fetichismo da mercadoria", criado por Karl Marx e desenvolvido em seu livro "O Capital". Em sua tese Adorno desenvolve uma análise da cultura baseada no fetichismo da mercadoria, em outras palavras Adorno leva a análise marxista para os fenômenos culturais, e cria-se o termo indústria cultural para denominar o fenômeno de reprodução e homogeneização da cultura e a transformação desta em mercadoria, trata-se de uma exploração comercial dos bens culturais. "O vocábulo em destaque refere-se sobretudo ao manejo das técnicas de distribuição (difusão e venda) e à padronização da estrutura dos bens simbólicos ("estandardização da própria coisa")." (RÜDGER,
1998, P.18). Não foi empregado o termo cultura de massas, pois já carregava uma forte associação ideológica. Cultura de massas levava a ideia de que aquilo que é veiculado nos meios de comunicação em massa, nos filmes, televisão, revistas, é uma expressão ou algo que surge a partir do sentimento do povo de uma forma natural. Este pensamento tem uma falha, não ilustra concretamente sua substância, não observa os fundamentos do fenômeno.
Deste modo percebe-se que o conceito de indústria cultural é utilizado para denominar um processo social, o processo de transformação das artes em bens de consumo, trazendo aos indivíduos novas necessidades de consumo, necessidades estas inúteis para este, seria na realidade uma invenção de necessidades, deste modo a percepção crítica do indivíduo é prejudicada.
O processo que o termo indústria cultural caracteriza é a incorporação da cultura à lógica da mercadoria e a mercadoria passando a ser o centro das produções culturais. Este fenômeno invade os meios de comunicação e entra na lógica de produção, distribuição e consumo, levando a uma oferta de padrões de produtos, todos, em sua essência, iguais, sendo diferenciados apenas por meros detalhes, apenas enfeites, pequenas diferenças irrelevantes, pequenos delineies que não dizem de fato o que é a obra. Devido a este processo os gostos dos indivíduos começam a ser padronizados, a indústria cultural cria uma aceitação isenta de crítica, há uma aceitação sem consciência a logica da indústria cultural. O indivíduo perde a consciência de o que consome e por que. Não há um contato com algo novo, não é oferecido ao indivíduo novas experiências nem o contato com o novo, devido a isto não é desenvolvida uma crítica, criando assim um indivíduo passivo que apenas consome o que a mídia oferece a ele.
 
O MMA (Mixed Martial Arts) e o UFC (Ultimate Fighting Championship).
 
O MMA, sigla em inglês para artes marciais mistas, é um esporte que vem crescendo consideravelmente, se trata, na realidade, de um esporte/espetáculo. Desenvolvido durante o século XX este esporte tem a característica de ser extremamente violento, em seu início as regras eram mínimas, com o passar do tempo, seu crescimento, sua consolidação e recebendo atenção da mídia, este esporte começou a ser mais controlado.
Suas bases são de artes marciais e outras lutas tradicionais como taekwondo, jiu-jitsu, muay thay, karatê, kung-fu, judô, entre outros. O MMA pode ser observado como um esporte ocidental que absorveu quase que todas as artes marciais carregando como objetivos a competição, rendimento físico-técnico, record, racionalização e cientificização do treinamento.
O UFC, criado no ano de 1993 foi essencial para o desenvolvimento do MMA. Desenvolvido para ser veiculado como espetáculo na TV fechada dos EUA, inicialmente foi considerado como bizarro, não havia quase nenhuma regra, não havia uso de luvas e nem divisão de categorias por peso. Devido a estes fatores o UFC começa a ser perseguido nos EUA, tendo a transmissão banida em diversas partes do país.
Por conta da perseguição sofrida o evento começa a ser reformulado, em 2001 cria-se um conjunto de trinta e uma regras para o evento, neste mesmo ano a marca UFC tinha um valor de mercado de aproximadamente dois milhões de dólares e é vendida para os irmãos Frank e Lorenzo Fertitta, empresários dos ramos de entretenimento e cassino em Las Vegas. Com o passar do tempo e o crescimento da marca, o seu valor de mercado atual chega a um bilhão de dólares, sendo considerada uma das marcas mais rentáveis da esfera comercial esportiva.
O UFC atualmente é um dos programas mais populares da televisão, sendo transmitido em vários países pelo mundo, a marca está em uma expansão extremamente dinâmica. É exibido em pay-per-view e já foi criado um reality show com os lutadores e aqueles que aspiram este caminho. O UFC é atualmente o mais importante evento de MMA tendo nove categorias de peso diferentes. As lutas para disputa de títulos são de cinco rounds, enquanto para outros combates são de três.
 
Entre outras organizações que cuidam do MMA, a UFC passou a ser o mais importante evento deste esporte de combate, que hoje custa 1 bilhão de dólares, tem categorias de pesos dos lutadores, que vão de "Pulga", atletas com menos de 50 quilos, passando por "Mosca", "Galo", "Pena", "Leve", "Meio-médio", "Médio", "Meio pesado" até "Pesado", com 120 quilos. O tempo do combate é de cinco minutos, chamados de "assaltos"; os competidores podem ser desclassificados por golpes ilegais ou por desobedecerem as regras, podem haver finalizações de acordo com os golpes das lutas, podem ter nocautes por um golpe legal ou nocautes técnicos (por razões ligadas à integridade física dos lutadores) e podem haver combates definidos por decisão do júri. (TOREZANI,
2012, P. 2, 3).
 
Nota-se claramente uma relação muito próxima da modalidade de esporte conhecida como MMA e da marca UFC. Houve um crescimento muito forte de ambos, este crescimento se deu graças a justamente esta ligação e sem dúvida nenhuma aos investimentos para a divulgação não só do esporte, mas principalmente da marca.
 
Um esporte da indústria cultural.
 
As artes marciais não são apenas lutas, elas carregam uma ética própria, um caminho muitas vezes ligado à religião, ela não é apenas uma técnica de luta, a arte marcial abrange uma filosofia muitas vezes singular e com um alto nível de complexidade e é cercada de um caráter legitimador. O exemplo do Kung-fu, cujo nome original é Wushu nome que significa, numa tradução literal arte da guerra, é uma arte que ligada a técnicas de guerra com a
 
função essencial, evitar a guerra ou devolver a realidade à sua dinâmica natural. São artes profiláticas. Previnem, em nós mesmos, a violência. Ajudam o Estado a manter a paz e asseguram tanto a defesa pessoal quanto a soberania nacional. (AGUIAR
. 2009, P. 601)
 
As artes marciais ganharam espaço no ocidente por um conjunto de fatores, a imigração chinesa, principalmente para os EUA, nos anos de contracultura, e no mesmo período, devido à indústria cultural, a explosão do cinema conhecido como cinema marcial. Há outros fatores que também contribuíram com a divulgação das artes marciais como a televisão, revistas e livros que vulgarizavam as artes marciais.
Apesar do cinema marcial, as séries de televisão, entre outros, terem vulgarizado as artes marciais fazendo com que elas perdessem suas expressões de identidade originais. O contato do indivíduo com a arte marcial fazia com que ele desenvolvesse um interesse por esta, fazendo com que o indivíduo buscasse conhecer melhor e saber o que de fato era aquela luta. Um exemplo disto é a série de televisão chamada "Kung-Fu", veiculada de 1974 a 1976, é dela que provavelmente tenha vindo o nome ocidental do Wushu, apesar desta série ter agredido as questões identificadoras da arte marcial chinesa, ela gerou um numero imenso de telespectadores e, devido a isto, inúmeros praticantes da arte.
Atualmente nota-se um fenômeno de massa envolvendo as artes marciais. Através de atrações televisivas, marcas foram criadas para atender os propósitos da indústria cultural. O Ultimate Fighting Championship (UFC) e a modalidade esportiva Mixed Martial Arts (MMA) são marcas, que como já foi demonstrado, se desenvolveram consideravelmente no mundo, invadindo inúmeros segmentos do mercado. Estas marcas fizeram com que as artes marciais foram cooptadas pela indústria cultural.
Lutadores são criados, suas imagens são utilizadas nas propagandas como uma forma de vender produtos, eles são venerados e se esquece a arte marcial, o que importa apenas é a utilização da imagem do lutador e a violência que é televisionada para a mera obtenção de lucros.
Com o desenvolvimento do MMA a busca pelo o que realmente é a arte marcial acabou. O MMA é uma forma de luta que mescla inúmeras artes marciais, desta forma não há possibilidade do indivíduo procurar o que realmente é aquela arte marcial, sobrando assim apenas corresponder aos interesses da indústria cultural. A arte marcial perde suas características, sobrando apenas às técnicas de combate que acabam sendo utilizadas apenas para a apresentação de um espetáculo veiculado no mundo inteiro.
O que se pode dizer é que o MMA cumpriu com uma função de homogeneização das artes marciais, facilitando assim a exploração destas como mercadoria. Não há variedade, nem doutrinas, há apenas a luta, a arte marcial perde tudo aquilo que a caracteriza como tal, sobrando apenas à lógica de mercado.
Depois deste processo o UFC cumpre com seu papel de divulgação e comercialização do produto, como o produto já está padronizado a comercialização se torna muito mais fácil, através da propaganda, criação de objetos de consumo com a marca UFC cria-se um mercado extraordinário englobando inúmeros segmentos do mercado. É desenvolvida também, através das propagandas, uma ideia de status para quem consome produtos com tal marca, é desenvolvida uma ideia de poder, riqueza cria-se, sem dúvidas, uma falsa necessidade de consumo.
Desta forma é possível, sem muitos problemas, transformar as artes marciais em mercadoria, fazendo com que estas percam seu caráter de arte marcial e girem em torno da mercadoria.
Este processo se deu de uma forma longa e continua. Não se deve negar que o cinema marcial, seriados de televisão e outras coisas que vulgarizam a arte marcial tiveram um papel importante neste processo de transformação da arte marcial em mercadoria, mas nesta etapa do processo a arte marcial ainda se manteve como tal. Talvez o UFC e o MMA representem uma consolidação deste processo.
 
 
 
THE MARTIAL ARTS ABSORBED BY CULTURAL INDUSTRY:
THE CASE OF MMA AND THE UFC.
Munir ABBOUD POMPEO DE CAMARGO.
 
 
ABSTRACT.
 
This article atempts show how the cultural industry, concept created by Theodor Adorno, an intelectual of Frankfurt School, had absorbed the martial arts. This absorption was due to the creation of a sport, the MMA (Mixed Martial Arts), that absorbs many martial arts and traditional struggles and the emergence of a brand, the UFC (Ultimate Fighting Championship), brings endorsement for this sport. Due to these phenomenon the martial arts have losted much of its space, the absorption of these arts by MMA brought a significant loss of the sense of these martial arts techniques reducing them to only violent struggle, there is no longer a need for the individual to know the martial art. While the MMA fulfills the duty to reduce the martial art to fighting techniques, UFC fulfills the role of dissemination and marketing of all that is related to MMA.
 
KEYWORDS:
Cultural Industry; MMA; UFC; Martial Arts.
 
 
 
Referências Bibliográficas:
 
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3 comentários:

  1. Olá, esse artigo é de quando? Please
    muito bom !

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    1. Olá Nayara, como vai?
      Fico feliz que tenha gostado do artigo. Eu escrevi ele em 2012
      Abraços.
      Munir.

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